Análise de Produtos de Degradação em Fármacos (LC/MS)

A análise foi realizada em um padrão de Penicilina G e em um padrão de Penicilina G (10 mg/mL em solução aquosa) que foi degradado à 60 ºC por 40 horas. Os cromatogramas estão apresentados na Fig. 1.
Os picos de Penicilina G desapareceram. Os picos 1 e 2 tem espectros de massas extremamente semelhantes. A partir do espectro de massas, o peso molecular estimado é de 308. Como as fragmentações entre a penicilina G e dos picos de impurezas são diferentes, assume-se que a penicilina G e o núcleo de origem da fragmentação das impurezas não os mesmos.

Fig. 1 Cromatograma dos Produtos de Degradação da Penicillina G

 

Foram realizados experimentos de MS/MS por LCMS-IT-TOF para predizer a estrutura. Tanto o modo de aquisição positivo quanto negativo indicaram o C15H20N2O3S como o primeiro candidato.
Ácidos Benzilpenilóicos (Fig. 2) são impurezas conhecidas na penicillina G.
Baseado nas predições estruturais, acredita-se que estes compostos estejam presentes já que exibem padrões de espectro de massas semelhantes com dois picos adjacentes.

Fig. 2 Estrutura dos Ácidos Benzilpenilóicos

Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência LCMS-2020

  • A detecção de impurezas em uma variedade de concentrações demanda tanto alta sensibilidade quanto uma boa faixa linear dinâmica. O sistema óptico presente no LCMS-2020, Qarray® Optics, atinge ótima sensibilidade, reprodutibilidade e linearidade.
  • Grande variedade de métodos de ionização são requisitados para lidar com a grande diversidade de impurezas hidro ou lipossolúveis. a DUIS-2020 é um dos muitos métodos de ionização do LCMS-2020. Combinado ESI e APCI, a DUIS-2020 garante que mesmo impurezas com diferenças de polaridade significativas não serão perdidas.