Bioimaging to determine the distribution of nanoparticles and phospholipids in lung tissue
Nanopartículas como óxido de zinco (ZnO) e óxido de cério (CeO₂) são usadas em uma ampla gama de aplicações, incluindo catalisadores, abrasivos, tintas e cosméticos. No entanto, existe a preocupação de que a inalação de nanopartículas possa causar doenças pulmonares, como fosfolipidose e proteinose pulmonar, que podem afetar o corpo humano. Os alvéolos contêm substâncias tensoativas que reduzem a tensão superficial na interface ar-líquido e facilitam a respiração. O surfactante pulmonar, que contém fosfolipídios e triglicerídeos, é distribuído em certas quantidades nos alvéolos, mas causa distúrbios quando suas quantidades aumentam.
Aqui, combinamos as técnicas de imagem por espectrometria de massa com plasma acoplado indutivamente por ablação a laser (LA-ICP-MS) para observar a distribuição de nanopartículas (Zn) e surfactante pulmonar (P), incluindo fosfolipídios no tecido pulmonar.
Imageamento de Secções de Pulmão de Ratos Expostos a Nanoparticulas de Óxido de Zinco
(Superior: Ratos Controle, Inferior: Ratos Expostos a Nanoparticulas de Óxido de Zinco)
Utilizando LA-ICPMS, pode-se observar a distribuição de Zn no tecido pulmonar e fósforo derivado do surfactante pulmonar. Pode-se observar que a distribuição do Zn no tecido pulmonar dos ratos controle é uniforme em comparação com a dos ratos expostos às nanopartículas de ZnO. Por outro lado, a distribuição do fósforo não é significativamente diferente em nenhum dos tecidos pulmonares.
Agradecimento: Os autores agradecem a Antje Vennemann e Martin Wiemann, IBE R&D gGmbH, pela realização de estudos em animais.
Somente para uso em pesquisa. Não deve ser usado em procedimentos de diagnóstico.
Esta publicação pode conter referências a produtos que não estão disponíveis no seu país. Entre em contato conosco para verificar a disponibilidade desses produtos em seu país.