LC/MS Analysis of Nucleic Acid-Related Compounds

As bases e nucleotídeos são geralmente separados por HPLC de modo de troca iônica ou de fase reversa e detectados por detecção de absorvância UV.
No exemplo aqui apresentado, os compostos relacionados ao ácido nucleico foram analisados por LC/MS, que oferece informações de massa e permite análises de alta sensibilidade.

A Figura 1 mostra a estrutura e o espectro de massa ESI da base purina adenina e do nucleotídeo adenosina. Sob condições ácidas no modo de ionização positiva, a molécula protonada [M+H]+ é observada como pico de referência.
A Fig. 2 mostra os resultados da análise LC/MS de uma mistura padrão de ácidos nucleicos. As medições SIM foram realizadas usando [M+H]+ como íon detectado para cada ácido nucleico. Foi alcançada uma separação satisfatória dos 15 componentes.

Fig. 1 Positive-Ion ESI Mass Spectrum of Adenine and Adenosine

Fig. 1 Positive-Ion ESI Mass Spectrum of Adenine and Adenosine

Fig. 2 SIM Chromatogram of Standard Mixture of Nucleic Acid Bases and Nucleotides

Fig. 2:  Cromatograma SIM de mistura padrão de bases e nucleotídeos de ácidos nucleicos

Cromatografia Líquida Acoplada a Espectrometria de Massa

LCMS-2020
  • O LCMS-2020 oferece tempo de comutação de ionização positiva/negativa rápida de 15 ms que permite detecção de alta velocidade (medições MS) que segue a separação LC de alta velocidade.
  • O sistema óptico iônico recém-desenvolvido, Qarray® Optics, atinge sensibilidade, reprodutibilidade e linearidade superiores.
  • A varredura rápida de 15.000 u/seg alcança alta permeabilidade iônica enquanto mantém a resolução.
  • O LCMS-2020 melhora drasticamente a estabilidade a longo prazo e a facilidade de manutenção.