Gás de Efeito Estufa e CCUS

Gás de Efeito Estufa e CCUS

Tecnologias para separar, recuperar e reutilizar CO2 (CCS ou CCUS) estão sendo estudadas como uma contramedida às emissões de carbono e ao aquecimento global. Os métodos de recuperação de CO2 incluem absorção química, absorção física, separação por membrana, etc. O método mais apropriado é selecionado dependendo da concentração de CO2, pressão e propriedades da fonte de emissão.
Dentre esses métodos, vários estudos estão sendo realizados globalmente sobre o método de absorção química utilizando solução de amina, que se liga fortemente ao CO2 por meio de reação química, pois tem a vantagem de ser aplicável ao CO2 de baixa pressão parcial, como gases de exaustão de combustão, devido ao seu alto reatividade.

CCUS

Carbon capture

 

A captura, armazenamento e reutilização de dióxido de carbono estão atraindo a atenção como forma de reduzir o dióxido de carbono, um gás de efeito estufa.
CCUS é uma abreviatura de “Captura, utilização e armazenamento de dióxido de carbono”, o processo de recuperação de gases de escape e CO2 atmosférico e, em seguida, reutilização de CO2 que foi separado ou armazenado com outros gases.

Várias contramedidas de carbono estão sendo pesquisadas e implementadas, como a combinação de hidrogênio e CO2 para formar metano no que é conhecido como metanação, o uso de CO2 no processo de fabricação de concreto e a fotossíntese artificial.
A Shimadzu fornece uma ampla gama de tecnologias analíticas para CO2 e componentes relacionados que se tornaram indispensáveis para essas pesquisas e atividades comerciais relacionadas.

Greenhouse Gas

Greenhouse gas

 

As concentrações crescentes de gases com efeito de estufa, como CO2, CH4 e N2O, emitidos através de diversas atividades humanas, como a indústria e a agricultura, são consideradas uma das causas do aquecimento global. Em resposta a isto, muitos países implementaram metas de redução de gases com efeito de estufa e numerosas contramedidas.
As emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis petroquímicos têm o maior impacto no aquecimento global, mas o CH4 e o N2O, que têm um elevado potencial de aquecimento global, também têm atraído a atenção nos últimos anos.
A Shimadzu fornece uma ampla gama de tecnologias de avaliação e análise para análise e medição de gases de efeito estufa.