Contaminação de Alimentos
Contaminação de Alimentos
Uma das principais preocupações de segurança alimentar reside nos contaminantes, sejam substâncias químicas, biológicas ou físicas. A exposição a estes contaminantes tóxicos pode resultar em efeitos adversos em humanos. Portanto, limites, padrões e regulamentos globais de segurança alimentar foram estabelecidos para garantir níveis seguros nos alimentos em todo o mundo.
Em altas concentrações, os metais pesados são tóxicos e prejudiciais ao homem e ao meio ambiente. O envenenamento por metais pesados pode ocorrer quando ingerimos alimentos e água contaminados. A determinação de metais pesados é essencial e comumente conduzida usando AAS, ICP-OES e ICP-MS.
As micotoxinas são categorizadas como toxinas naturais (por exemplo, aflatoxina, patulina desoxinivalenol) comumente encontradas em grãos, frutas secas e especiarias. A sua presença em géneros alimentícios e alimentos para animais pode afectar a saúde humana e causar efeitos adversos para a saúde.
Com o sistema de triagem de micotoxinas Shimadzu e o pacote de métodos LC-MS/MS, ele determina e quantifica convenientemente as micotoxinas com alta sensibilidade e resolução.
De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), espera-se que quase 600 milhões de pacientes sofram de casos de doenças após comerem alimentos contaminados. Alimentos que contêm microorganismos nocivos ou substâncias químicas causam mais de 200 doenças, como diarreia e câncer.
Os bifenilos policlorados (PCBs) são classificados como poluentes orgânicos persistentes (POPs) pela Convenção de Estocolmo e os alcalóides pirrolizidínicos (PAs) são metabólitos vegetais potencialmente cancerígenos. A exposição a estes compostos em alimentos ou bebidas é uma possível preocupação a longo prazo para a saúde humana.
A Shimadzu fornece o aplicativo para monitorar esses casos usando tecnologias de espectrometria de massa.
O uso incorreto e o tipo inadequado de pesticidas tóxicos podem levar a pesticidas residuais nos alimentos e a possíveis escoamentos agrícolas.
Os laboratórios de regulamentação e de testes devem monitorizar uma vasta lista de pesticidas alvo e detectar níveis baixos e até ultra-vestígios com elevada precisão para garantir a segurança alimentar.
Para uma solução mais rápida e precisa, monitore pesticidas com os instrumentos analíticos da Shimadzu
Embora os medicamentos veterinários melhorem o crescimento do gado bovino, podem residir e acumular-se no animal e, em última análise, entrar na cadeia alimentar. Em níveis prejudiciais, a saúde humana pode ser comprometida.
Há necessidade de técnicas altamente sensíveis e rápidas para a análise de múltiplos medicamentos veterinários em carnes e produtos alimentícios. Ao todo, para garantir que esses medicamentos encontrados nos alimentos estejam dentro dos níveis seguros e permitidos.