Reciclagem de CO2 Para Alcançar Uma Sociedade Neutra em Carbono

Uma ponte com o nosso cliente

Instituto Internacional de Pesquisa de Energia Carbono Neutra, Universidade de Kyushu

  • Indústria

    Meio Ambiente

  • PALAVRA-CHAVE

    CO2, carbon neutral, Kyushu University

  • INTRODUÇÃO DE SERVIÇOS E PRODUTOS

    DSC-60 Plus Series, LCMS-8060NX, SPM-9700HT, Sistema GPC , GC-2014, Série TOC-L , CFT-EX Series

O que vem à sua mente quando você ouve as palavras "questões ambientais"? Acho que muitos pensarão no "problema da mudança climática" que está afetando nossas vidas diariamente devido ao aumento das temperaturas, mudanças nas temperaturas dos oceanos, chuvas fortes e tufões / ciclones / furacões mais intensos. Alguns podem pensar no "problema do lixo plástico", causado por plásticos de uso único, representado pela cobrança de sacolas plásticas e pela substituição de canudos de plástico por canudos de papel. Conversamos com o Professor Associado Taniguchi, do Instituto Internacional de Pesquisa de Energia Carbono Neutra da Universidade de Kyushu, que está trabalhando em pesquisas para resolver esses dois importantes problemas ambientais.

 

Prof. Assoc. Ikuo Taniguchi

Assoc. Prof. Ikuo Taniguchi

Professor Associado Taniguchi do Instituto Internacional de Pesquisa de Energia Carbono Neutra da Universidade de Kyushu está trabalhando em pesquisas para resolver problemas ambientais.

*Afiliações e títulos do entrevistado são atuais no momento da entrevista.

Instituto Internacional de Pesquisa de Energia Carbono Neutra, Universidade de Kyushu

{"title":"Baixar PDF","source":"case","key":64,"image_list":[]}

Por favor, conte-nos sobre sua pesquisa.

Asst. Prof. Ikuo Taniguchi

 

Minha especialidade é química de polímeros. Quando eu estava no Kyoto Institute of Technology, trabalhei como professor assistente no laboratório do professor emérito Yoshiharu Kimura para estudar o ácido polilático (PLA), um polímero biodegradável derivado de plantas. Desde então, tenho usado os instrumentos analíticos da Shimadzu (Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC), Cromatógrafo Líquido-Espectrômetro de Massa (LC-MS), Microscópio de Varredura de Sonda (SPM), etc.). Atualmente, estamos desenvolvendo plásticos feitos de CO2 e materiais de biomassa que podem ser reciclados várias vezes e se decompõem no ambiente natural. Os plásticos em desenvolvimento possuem três características que são boas para o meio ambiente. Primeiro, eles podem ser processados sob pressão próximo à temperatura ambiente, o que reduz o consumo de energia durante o processo de moldagem e, portanto, reduz as emissões de CO2. Em segundo lugar, por serem feitos de CO2 e materiais de biomassa, aborda o problema do esgotamento do petróleo. Em terceiro lugar, ao contrário dos plásticos convencionais, eles podem ser moldados sem aquecimento, o que significa que não são pirolisados, tornando-os infinitamente recicláveis. Os plásticos convencionais se degradam devido à decomposição térmica durante a reciclagem de materiais, mas espera-se que os plásticos que estamos desenvolvendo atualmente se tornem plásticos de próxima geração que possam ser facilmente reciclados. Em nosso projeto de pesquisa e desenvolvimento, o testador de fluxo da Shimadzu é usado para avaliar o fluxo de baixa temperatura dos plásticos, e um sistema de cromatografia de permeação em gel (GPC) é usado para medir seus pesos moleculares. Além disso, estamos desenvolvendo uma tecnologia de captura e utilização de CO2 que separa seletivamente o CO2 contido nos gases de exaustão das usinas termelétricas. Tenho conduzido esta pesquisa sobre a questão do CO2 desde que entrei para o Instituto de Pesquisa de Tecnologia Inovadora para a Terra (RITE). Como usar o CO2 separado é essencial para alcançar a meta de alcançar uma sociedade neutra em carbono até 2050. Atualmente, estamos realizando pesquisas para converter o CO2 separado e recuperado em matérias-primas para plásticos e cimento, como mencionei anteriormente.

Você poderia nos contar sobre algumas medidas específicas que estão sendo tomadas para utilizar o CO2?

Scheme for Efficiently Producing Calcium Carbonate from CO2 in Exhaust Gas

Scheme for Efficiently Producing Calcium Carbonate from CO2 in Exhaust Gas

Atualmente, estamos trabalhando com a indústria e a academia para desenvolver tecnologia para reciclar o CO2 emitido pelas fábricas de cimento, com o objetivo de implementá-lo na sociedade até 2030. A indústria do cimento é a terceira maior fonte de emissões de CO2 no Japão depois de usinas termelétricas e siderurgia. Para resolver isso, estamos realizando pesquisas para reduzir as emissões e usar o CO2 de forma eficaz na produção de cimento.

Neste projeto, o CO2 gerado durante a produção de cimento é separado como íons carbonato em uma solução aquosa e combinado com Ca2+ extraído de resíduos contendo Ca para formar carbonato de cálcio. Isso é usado novamente como matéria-prima para o cimento. No processo convencional de captura de CO2, que utiliza uma solução aquosa alcalina, é necessária uma enorme quantidade de energia quando o CO2 separado é recuperado da solução aquosa por aquecimento. Em nosso processo, o CO2 é usado diretamente sem ser recuperado, portanto, requer muito pouca energia. O processo também é caracterizado por sua alta eficiência e taxa de recuperação. O Cromatógrafo a Gás (GC) da Shimadzu é usado para determinar a eficiência de separação do CO2 no gás de exaustão, e um analisador de Carbono Orgânico Total (TOC) é usado para determinar o CO2 em solução. Agora estamos preparando uma demonstração piloto da tecnologia.

  • Carbon dioxide separation experimental apparatus

    Dispositivo experimental de separação de dióxido de carbono

  • Total Organic Carbon (TOC) Analyzer

    Analisador de Carbono Orgânico Total (TOC)

Quais são suas impressões sobre os instrumentos que você está usando e suas expectativas para a Shimadzu?

Os instrumentos de análise da Shimadzu Corporation são fáceis de usar e altamente confiáveis, e eu os uso desde que era estudante. Acho que o design exterior melhorou recentemente. Também estou satisfeito com o sistema de suporte e visitei a Sanjo Works muitas vezes para análises de demonstração. O atual medidor de fluxo é indispensável para nossa pesquisa sobre plásticos biodegradáveis que podem ser moldados sob pressão à temperatura ambiente. A temperatura de trabalho está acima da temperatura ambiente, mas se pudéssemos resfriá-la, o escopo de nossa pesquisa se expandiria. Também seria útil se uma pressão de até 100 MPa pudesse ser aplicada. As demandas futuras incluem o desenvolvimento de cromatógrafos de gás portáteis que podem ser usados para análise de gás no local em várias fontes de emissão de CO2. Analisadores de TOC e cromatógrafos a gás são muito úteis para a pesquisa e desenvolvimento da tecnologia de captura de CO2, e eu gostaria de estender a pesquisa e desenvolvimento para resultados neutros em carbono e depois negativos para carbono.

 

Cromatógrafo Gasoso Shimadzu (GC-2014), Analisador de Carbono Orgânico Total (TOC-L) + Amostrador Automático, Cromatógrafo Líquido (série LC-20), Testador de Fluxo (CFT-500EX) e Balança Eletrônica (ATX324) são usados no laboratório. A Shimadzu continuará a desenvolver produtos para ajudar a fazer mais contribuições. Muito obrigado por sua entrevista extremamente valiosa.

Soluções relacionadas