Monitoramento de Microplásticos em Águas
Monitoramento de Microplásticos em Águas
Os microplásticos, minúsculos fragmentos de plástico na ordem de vários µm a 5 mm, têm despertado crescentes preocupações devido ao seu impacto negativo nos ambientes marinhos e nos ecossistemas. Além dos próprios microplásticos, os aditivos e substâncias prejudiciais que eles contêm podem ter efeitos latentes nos seres humanos através da cadeia alimentar. Estudos recentes demonstram que os microplásticos estão presentes não apenas nos oceanos e na atmosfera, mas também em locais inesperados, como a placenta humana.
Agências de pesquisa e governos regionais estão promovendo investigações baseadas na monitorização para avaliar a contaminação ambiental por microplásticos e os riscos associados. Essas investigações abrangem diversas amostras, incluindo água de rios, oceanos, água da torneira, solo e organismos vivos. As diretrizes investigativas, que incluem amostragem, pré-tratamento e métodos de medição, estão sendo desenvolvidas por diversos países e instituições.
Confira abaixo um exemplo de como é feito o processo de monitoramento e como a Shimadzu está empenhada em fornecer soluções para esse problema ambiental: