Série de Tecnologia de Fluxo Avançada (Advanced Flow Technology)
Sistema GC/GCMS Multidimensional da Série Advanced Flow Technology
Takasago International Corporation
-
Indústria
Indústria de Processamento de Hidrocarbonetos (Petroquímica, Química)
-
PALAVRA-CHAVE
-
INTRODUÇÃO DE SERVIÇOS E PRODUTOS
Série de Tecnologia de Fluxo Avançada (Advanced Flow Technology)
Quando a Shimadzu estava desenvolvendo o GC multidimensional (MD), a equipe da Takasago International Corp. forneceu grande assistência para nos ajudar a concluir o desenvolvimento do sistema avaliando o instrumento, não apenas do ponto de vista funcional, mas também em outros aspectos, incluindo conveniência e estabilidade do instrumento. Conversamos com o Sr. Yaguchi, que está utilizando totalmente o MDGC na pesquisa de fragrâncias opticamente ativas, etc., sobre as dificuldades que encontrou enquanto o instrumento estava sendo desenvolvido e o status do instrumento em sua utilização atual.
Cliente
Yoshihiro Yaguchi
Cientista Sênior
Analytical Technology Resarch
Corporate Research &
Development Division
*Afiliações e títulos do entrevistado são atuais no momento da entrevista.
Takasago International Corporation
URL
http://www.takasago.com/en/index.html
Entrevista
O que levou sua empresa a solicitar o desenvolvimento e customização do sistema de GC multidimensional (MDGC) em 2003?
O MDGC original que estávamos usando era comumente usado na Europa naquela época para análise de fragrâncias. No entanto, era um instrumento muito complicado e, a menos que alguém estivesse muito familiarizado com sua operação, era muito difícil de usar com eficácia. A troca da coluna e outras manutenções básicas do instrumento exigiam muito tempo e conhecimento técnico. Depois de anos de uso, ele finalmente se deteriorou, então foi necessário substituí-lo por outro MDGC. Naquela época eu queria um instrumento que fosse mais fácil de usar do ponto de vista de hardware e software, então procurei um fabricante que aceitasse pedidos especiais de customização.
Então você abordou a Shimadzu com sua proposta e decidimos criar um instrumento juntos. Modificamos vários tipos de hardware e elementos de comutação muitas vezes, e sua empresa realmente os usou e avaliou. Também projetamos o software de forma personalizada para facilitar o uso com o MDGC. Você pode nos contar sobre alguma das dificuldades que você encontrou naquela época?
Certa vez, configurei uma análise de lote de 10 linhas, iniciei a análise e fui para casa passar a noite. Quando cheguei ao trabalho no dia seguinte, descobri que a análise havia parado após concluir apenas 3 linhas da análise de lote. Isso foi um duro golpe, porque estávamos realmente pressionados pelo tempo. A consulta contínua com os técnicos sobre o que poderia estar causando a interrupção da análise do lote resultou gradualmente na melhoria da operação. Claro, problemas como a interrupção inesperada da análise não ocorrem mais.
Houve uma diferença considerável no hardware e software desde o momento do desenvolvimento inicial até quando o MDGC foi lançado. De que forma essas mudanças foram favoráveis?
Como o software MDGC é baseado na série Solution aprimorada da estação de trabalho da Shimadzu, é extremamente fácil de usar. Não houve absolutamente nenhuma sensação de desconforto com o novo software MDGC devido à nossa familiaridade com o software da série Solution adquirida através de nossa longa experiência com o software GC e GC/MS de coluna única.
Há algo mais que você acha que deveria ser melhorado no atual sistema MDGC?
Acho que já existe funcionalidade suficiente incorporada ao sistema. Pode haver algumas pequenas melhorias que podem facilitar as operações de rotina, por exemplo, roscas de parafuso mais duráveis, etc. Mas, como sistema, não apresenta falhas e é fácil de usar.
Então, pode-se dizer que seu grau de acabamento é alto?
Sim esta correto.
Obrigado. Em que tipo de configuração você está usando atualmente? E, se possível, você poderia me falar sobre o propósito de sua análise?
Em nossa configuração, a primeira etapa consiste em um detector FID com comutação entre um AOC-20i (autoinjetor) e um TD (sistema de dessorção térmica). A segunda etapa é usada com um MS conectado. O sistema é freqüentemente usado para análises qualitativas e quirais. Como um composto quiral em uma substância natural pode não ser necessariamente um composto racêmico, o MDGC é usado para determinar a proporção da forma d para a forma l, por exemplo, uma proporção de 70:30 ou 80:20, etc. Existem muitos compostos conhecidos por terem aromas diferentes, dependendo das proporções de conteúdo da forma d e da forma l. Por exemplo, uma variação de um composto composto por 100% da forma d e outro com 100% da forma l pode ter aromas completamente diferentes. Nossa empresa usa síntese assimétrica e reações enzimáticas para obter misturas de aroma opticamente ativas conhecidas como Chiraroma®.
Em outras palavras, esses aromas opticamente ativos são misturados para obter aromas semelhantes aos naturais. A propósito, como você usa o GC e o GCMS de coluna única em comparação com o MDGC?
O GCMS de coluna única é usado quase inteiramente para fins gerais e análises de rotina com um método fixo, enquanto o MDGC é usado principalmente para análises nas quais os métodos são construídos minuciosamente, passo a passo. Quando desejamos obter dados mais abrangentes e de alta qualidade, muitas vezes contamos com o MDGC.
Quando você diz dados de alta qualidade, quer dizer que os picos são adquiridos com certeza? Ou você quer dizer picos que são realmente de alta pureza.
Realmente não há muito com o que se preocupar ao usar um GC e GCMS de coluna única para analisar alvos de alta pureza, mas ao analisar composições de fragrâncias, até cem ou duzentos picos podem ser detectados. Nesse ponto, extrair apenas a substância-alvo desses picos e obter as informações necessárias requer fracionamento e purificação meticulosos ao usar um GC e GCMS de coluna única. Ao olhar para ambos os estereoisômeros (forma d, forma l) de compostos alvo em uma substância natural, não é prático eliminar todo o material circundante antes de realizar a análise. Mas é extremamente fácil obter as informações direcionadas de uma mistura complicada usando o MDGC.
Você poderia me dizer que tipo de condições analíticas de GC você está realmente usando?
Normalmente usamos uma coluna da série Wax com alta polaridade na primeira etapa GC, enquanto na segunda etapa GC usamos uma coluna para separar isômeros ópticos quirais ao conduzir a análise quiral. Para análise qualitativa, às vezes usamos isso em combinação com uma coluna relativamente apolar. Como existem compostos que possuem um aroma extremamente forte mesmo em baixas concentrações, pode ser difícil identificar um composto no decorrer da análise qualitativa devido à intensidade e quantidade da fragrância. Em tal situação, a identificação pode não ser fácil se a análise for conduzida com o GCMS de coluna única, então nós o usamos em conjunto com dados de GC/O (sniffing).
Você está obtendo o tipo de resultado que esperava do Shimadzu MDGC? Você tem algum pedido em relação a algum de nossos produtos que está usando?
Apesar de não estar diretamente relacionado ao sistema MDGC, podemos obter cromatogramas muito limpos, a criação do método é simples e a análise dos dados adquiridos é muito bem tratada com o GCMSsolution, que é muito fácil de usar. Eu teria que dizer que, neste ponto, não há deficiências do ponto de vista da funcionalidade. Comparado com o software de controle GCMS de outros fabricantes, é um sistema fácil de usar. Em particular, a função de análise pós-execução é excelente. No entanto, se houvesse algo a dizer sobre GCsolution e GCMSsolution, acho que deveria haver mais uniformidade entre as duas interfaces. Existem algumas diferenças na disposição do menu e nas regras nessas duas interfaces. Uma função que está presente em um pode não estar presente no outro, ou podem ser diferentes, ou talvez acessadas a partir de um menu diferente. Devido a essas inconsistências, um analista que usa frequentemente os dois pacotes de software pode ficar confuso.
Obrigado por seus valiosos comentários. Incorporaremos seus conselhos em nosso desenvolvimento futuro. Em relação ao desenvolvimento de produtos futuros, além dos produtos existentes, existe algum produto que você gostaria de ver disponível ou algum item que você gostaria que pudesse ser desenvolvido?
Meu desejo é o desenvolvimento tecnológico inovador de GC. Estou ansioso para ver a nova tecnologia de GC da próxima geração, com novo know-how e nova tecnologia que seja empolgante o suficiente para capturar a atenção de todos. Claro, acho que os desenvolvedores da Shimadzu são capazes de fazer isso.
Você pode compartilhar comigo suas opiniões e quaisquer solicitações da Shimadzu Corporation ou em relação ao nosso equipamento analítico em geral?
Há tanto que é difícil. Acho que a relação entre hardware e software ainda é muito importante. Mesmo que o hardware seja bom, não há muita chance de que os usuários possam usá-lo se apenas os especialistas em hardware puderem descobrir como usá-lo. Portanto, é muito importante que a interface seja acessível, fácil de entender e que os menus e comandos de operação estejam onde se espera que estejam. Mesmo que você procure o que deseja fazer, não conseguir encontrá-lo é extremamente estressante para o usuário. Se o software não for amigável, independentemente do número de funções e do alto desempenho geral, não há como tirar proveito desses méritos. Obviamente, é bom ler atentamente o manual, mas, a menos que os menus e comandos de operação possam ser localizados de forma rápida e fácil, o software será difícil de usar. Sim, acredito que um software fácil de usar é muito importante.
Espero que, no futuro, possamos desenvolver bons produtos contando com suas opiniões francas. Estou orgulhoso de que o MDGC tenha se tornado um excelente produto graças à assistência de sua empresa. É um prazer trabalhar com você.
Espero ser útil para você. Muito obrigado.
Comentário do chefe da equipe de desenvolvimento
O desenvolvimento deste instrumento originou-se de um inquérito da Takasago International em 2003, perguntando se a Shimadzu estaria interessada em desenvolver um instrumento capaz de melhor análise do heart-cut. Como as empresas de fragrâncias têm algumas das aplicações mais exigentes, foi necessário prestar muita atenção ao design do hardware; O projeto da complexa linha de fluxo foi muito difícil. Além disso, era essencial que um software fácil de usar fosse desenvolvido. Em particular, a exigência de MDGCsolution controlar dois módulos de software Solution simultaneamente tornou o desenvolvimento extremamente difícil, com os itens a serem verificados aumentando exponencialmente. No final, o sistema completo apresentava hardware e software superiores aos de outras empresas, e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento serviram apenas para aprofundar nosso senso de recompensa. No futuro, faremos mais esforços para desenvolver produtos fáceis de usar para os clientes.