Série Air-Servo ADT-A
Sistema de Ensaio de Fadiga Pneumático

ADT-A

Sistema Compacto de Ensaio de Fadiga Pneumático

Até agora, sistema de ensaio de fadiga eram operados basicamente por atuadores com alimentação hidráulica.

Entretanto, nestes últimos anos, tem existido um acréscimo na demanda para a utilização de sistemas de menor capacidade em ambientes limpos tais como laboratórios de pesquisa.

Para responder a esta chamada, a Shimadzu desenvolveu o sistema de ensaio "Air-Servo" que utiliza força pneumática como sua fonte de acionamento. O sistema pneumático fornece uma excelente reprodutibilidade de formas de ondas apesar de sua capacidade compacta e tecnologia ambiental.

 

[Características]

 

Respeito ao ambiente

O atuador é impulsionado por servo-válvulas pneumáticas evitando contaminação de óleo no ambiente. Uma vez que a pressão de trabalho é inferior a 1 MPa, este sistema de teste é excluído da legislação de proteção de sistemas de alta pressão de gás.

 

Ensaios em faixas de baixas cargas

Este sistema gera uma baixa fricção por utilziar rolamentos pneumáticos, significando que uma excelente reprodutibilidade nas formas de onda nas regiões de baixa carga, regiões estas difícies de serem atingidas por sistemas hidráulicos.

 

Controle de Precisão Eficiente

Em sistemas convencionais que utilizam cilindros pneumáticos, o controle de precisão é difícil através de válvulas de solenóide. O sistema servo pneumático, no entanto, utiliza servo-válvulas, com grande perfomance de precisão.

 

Manutenção Simples

A substituição de fluido de trabalho e eliminação de resíduos de óleo, tal como em sistemas hidráulicos, não é necessária.

 

Ampla Gama de aplicações de software suportado

Suporta a ampla gama de aplicações de software fornecidas pela Shimadzu para sistemas de fadiga / resistência de teste.

 

Princípio de Operação do Servo Ar

Ar comprimido - a partir do fornecimento de ar - é alimentado para o atuador através do servo-válvula. Por outro lado, a força de ensaio e do deslocamento aplicadas no corpo de prova são detectados respectivamente por célula de carga e por medidor de deslocamento, sendo enviadas como sinais elétricos pelo controlador para a servo-válvula, a qual controla o fluxo do ar comprimido para o atuador, gerando a força para o ensaio dinâmico.

O atuador utiliza um mecanismo de rolamento pneumático, o qual reduz a fricção, melhorando o seu desempenho.

 

ADT-A

 

[Especificações]

 

Capacidade de Ensaio ±1 kN ±2 kN ±5 kN ±10 kN
Deslocamento do Pistão ±25 mm
Controlador Modelo 4830
Objetivo de controle

Força e deslocamento

(2 unidades extras podem ser adicionadas opcionalmente)

Cargas Faixa
  Precisão
Troca automática de escala
<±0.5 % do valor indicado ou < ±0.02 % do valor de carga máximo
Deslocamento Faixa
  Precisão
Troca automática de escala
< ±1 % do valor indicado ou < ±0.1 % da taxa
Rigidez 0.0067 mm/kN (em 300 mm entre cabeçote e mesa)
Função de acionamento na estrutura Acionamento manual de fixação
Espaço de trabalho ± 460 mm, 255 a 685 mm entre cabeçote e mesa
Suprimento de ar (compressor) 200/220 V trifásico 2.2 kW com secador (240 L/min) 200/220 V trifásico, 3.7 kW com secador (440 L/min)
Ruído de válvula de suprimento de ar 63 db(A)
Porta de suprimento de ar Acoplador de um toque, para tubo de nylon com Ø 10"
Peso máquina ± 230 kg ± 235 kg ± 240 kg ± 245 kg
Peso compressor ± 162 kg ± 162 kg ±174 kg ±174 kg
Alimentação 100 V, monofásica
  200/220 V, trifásica
400 VA
2.8 kVA 5 kVA